segunda-feira, 12 de março de 2012

Teatro - Operação Pente fino

Sala de aula: Crianças e professor conversando sobre piolhos e entregando um bilhete para pedir ajuda no combate ao piolho. Termina a aula e todos vão para casa.

Casa:

A mãe sai na janela, o pai chega, coloca a enxada do lado se espreguiça, senta e fala:

__ Hoje tô morto de cansado! Êta sór disgramadoooo!

__ É véio, parece que o danadu tá cada veis mais perto da terra!

A filha chega chamando:

__ Mãeee, paiii ... um bilhete da operação pente fino!

O pai levanta todo desesperado:

__ Só me fartava essa! Já não bastava a operação curupira, operação arco de fogo e agora vem essa operação pente fino? Da outra veis quase fui presoo!

__ É Zé! Dessa veis acho que essa Marina da Sirva te pegou com esse blá, blá, blá em defesa do meio ambiente. Cê ta fritooo, homiiiiii!

__Calma gente! Esse bilhete é da operação combate ao piolho! Não tem nada a ver com seus desmatamentos, pai!

__ Ufaaa! Mas já não basta mi preocupá com gripe suína, gripe aviária, agora vem esse pióio pra incomodá! Nem tempo pra me coçá eu tenho!

A mãe pega o bilhete da mão da filha e fala:

__Deixa eu lê isso! Pega o bilhete e finge que lê, faz careta, coça a cabeça. Quando termina de ler fala:
__É pra ajudá a combatê uma tar de pediculose, uma infestação de pioio na iscola. É pra gente passá o pente fino e vê se ocê ta cum pioio fia!

__Se ocê tive com esse bicho na cabeça vo entra nesse combate cas minhas armas! Esses pioios vão se arrepende de te nascido! Tão pensanu qui o sangui da minha fia é sucuuu!

Senta, põe a cabeça da filha no colo e começa a catança, puxa daqui, puxa de lá, vira pra cá, vira pra lá, faz cara de nojo, coloca na unha e mata os piolhos imaginários. Resmunga, resmunga e fala:

__Fia do céu! Sua cabeça tá um verdadero piorar!

__É, porque si uma prantação de mio é um miarar, si uma prantação de café é um cafezar, intão uma prantação de pioio deve ser um piorar! E vem essa professora falando qui é uma pediculosiiiii! Qui pediculosiii, o queeeeee, é um piorar memo!

__Si prepara Zé! Porque agora vai começáaaa a operação que não é da Marina da Sirva, mais é da professora (nome)

__Ela devia por o nome de operação Mata, mata! Porque é isso que vai sêêêê... Pega aquele veneno que nóis coloca nas bichera do cachorro, tá bem ai em cima da parediiii!

__Cê ta locaaa muié, colocá venenu na cabeça da nossa fia, isso faiz mar! Dexáa de sê ignorante!

__ Qui fais mar o quêeeee, minha mãe colocava na minha cabeça e eu to aqui, vivonaaaa, interonaaa!

__Cê num vai pegá o venenu eu pegooo! Levanta, pega a latinha com o neocid, mostra para o público e fala:

___ Já, já esse combate termina!

Senta põe a cabeça da filha no colo e começa a colocar o veneno. Termina, enrola uma fralda na cabeça da filha e fala:

__Agora vamu deitá! Amanhã vô vê como foi o extermíniooo!

No outro dia o pai se levanta e chama a filha:
__Fia, levanta! A filha aparece toda pálida com olheiras e fala:

__Pai, tô tonta ....

__Ah, fia! Tonta se sempri foi!

__ Não pai, tô cum dor de cabeça, vontade vomitá, pareci qui vô dismaiá!

__Nossa, fia! Então se deve tá mar memo.

Chama a mulher!

__Viu sua ignorante, num falei que venenu num si usa pra mata pioio, eu sô um cabocro da roça, mais eu sô informado! Eu iscuito a rádio Nacionar da Amazônia e a rádio Princesa FM de .......... eu sei que veneno faiz mar!

A mulher começa a chorar:

----Liga pro hospitar Zé, vê se o médico tá lá! Mi discurpe fia, nunca mais vo fazê isso!!!!

O pai pega o celular, fala, fala... passa um tempo o médico chega!

Aperta a barriga, olha nos olhos, analisa a pele, sente cheiro de veneno na cabeça da menina e fala:

__Mais um caso de intoxicação por veneno!! Balança a cabeça, isso é um perigo! Onde já se viu combater a pediculose com veneno! A filha de vocês poderia ter morrido! Piolho se combate com pente fino e uma mistura de vinagre com água, nada mais!

__Vou receitar um remédio pra desintoxicar a filha de vocês, logo, logo ela vai estar boa. Prescreve a receita e entrega a mãe que agradece.

__ Ocê tem razão Zé, eu sô curpada da intuxicação da nossa fia. Eu podia te matadooooo ela!

___Viu muié, vê si aprendi a lição! Venenu nunca mais!

__ Não, só pente fino, vinagri e uns champuzinho naturar de ervas qui eu vô fazê.

Os dois se abraçam e entram em casa!

Observações:

Tentei passar a mensagem de forma engraçada, utilizando personagens caipiras. Se servir use, abuse e faça as adequações necessárias.

* Escrevi algumas passagens utilizando nomes de operações efetuadas no MT em defesa do meio ambiente.

Para latinha de veneno utilizei a embalagem de pastilha Valda, fiz um furinho nela e coloquei trigo. Quando apertava a latinha, saia o pó de trigo simulando o neocid!

Pode adequar as personagens, a menina pode ser interpretada por um menino e ser o Chico Bento, etc.

Sala de aula, os alunos discutem com a professora conteúdos estudado a respeito de piolhos.

Nenhum comentário: